Wednesday, October 25, 2006

A mudança

Durante estes últimos dias, tenho reflectido muito (e às vezes de forma dramática) acerca deste assunto, que ao longo da vida me tem dado muitos desgostos, muitas dores de cabeça, mas também muitas alegrias. Se não vejamos: o que é uma mudança? De um ponto de vista abrangente é tudo, todos os dias mudamos vezes sem conta, sem dó nem piedade, para o melhor e para o pior. Envelhecemos, temos células e neurónios a morrerem constantemente, e, apesar de nunca termos essa noção presente, podemos morrer a qualquer altura, a máquina corporal pode parar ou ser parada por algum motivo. Mas tirando essas mudanças, que são inerentes à condição do ser vivo (e não exclusivas do ser humano), a verdade é que passamos por inúmeras mudanças na vida, de todo o cariz possível: em bebés, as coisas parecem fáceis, mas não devem ser, porque os bebés não têm muitas formas de comunicação, por isso choram de dores ou simplesmente de tédio. Um choro pode querer dizer «opá, nunca mais vem a papa?» ou «vem brincar comigo, deixaste-me aqui…». Mais tarde, as formas de comunicação vão-se multiplicando e acabamos por, na idade adulta, dispormos de inúmeros recursos preciosos, aumentando as capacidades lógicas, judicativas, e também as de gestão da nossa própria vida e daquilo que somos, enquanto seres humanos.

A perspectiva do que é a vida, de quem somos e do porquê de sermos assim e não de outro modo, já não é só genética ou neuronal (não sei como lhe chamar, mas creio que entenderão), mas cultural, social, educacional. Somos a soma de inúmeros factores. É tudo isso que nos ajuda (ou desajuda) a encarar a mudança como uma coisa mais positiva ou negativa. Para uns mudar é sempre bom, para outros não. Na realidade adaptamo-nos com muita facilidade às coisas, temos um cérebro ágil, desde que seja treinado como um músculo. Para mim, o espaço de tempo que vai desde o momento em que é inevitável mudar até à mudança é o pior. Por isso, a minha amiga Paula diz sempre: o que custa é partir e voltar, depois adaptamo-nos. E ela tem razão. Para a Patrícia França, a adrenalina de ir partir para algum lado é o que mais lhe agrada, e isso acontece com inúmeras pessoas. Para mim não. A mudança só é positiva quando consigo concluir que melhorei enquanto pessoa, que cresci, que me tornei mais confiante, mais justa, mais doce com quem me é querido e mais dura com os inimigos. Por isso, só quando espiritualmente percebo que sou outra dentro de mim mesma é que posso suspirar e dizer «ainda bem que isto aconteceu!».

É evidente que há coisas cuja frase «ainda bem que aconteceu!» não se aplica. Não acho isso da morte da minha mãe ou do meu avô. É verdade que não podemos ser egoístas, temos de deixar as pessoas partirem, serem levadas para lado nenhum ou para outro percurso diferente. Não podemos prender ninguém a nós, isso é possessão. Não pode haver apego. Devemos amar de uma forma incondicional, mas livre. Sem tragicidade. Sem pensarmos «não sou ninguém sem esta pessoa». Temos sempre de ser alguém, com ou sem essa pessoa.

Mas há outras mudanças: de estado civil, de títulos honoríficos, de estudos, de grau, de profissão, até familiarmente, quando a família cresce, ganhamos títulos, passamos a «tios», «avós», «pais», «primos», etc. Também não ganhamos pessoas nem as possuímos, e podemos ter sorte ou azar, porque não somos nós que escolhemos (às vezes nem os outros, porque não se podem escolher filhos nem netos). Há mudanças de penteado, de estilo de vestir, de amigos, de companheiro ou companheira, dos livros que se lêem, dos gostos. Eu dantes não comia cogumelos e agora como. Pronto, é uma mudança.

Mas para mim a vida tem sido muito rápida, com imensas mudanças, nos últimos dois anos, sobretudo. Passei a viajar imenso, por vezes sozinha, coisa que achava nunca ser capaz. Passei a tentar participar em conferências, em vez de ser apenas ouvinte, o que também não é fácil. Passei a trabalhar numa universidade. Passei a multiplicar os meus títulos familiares, já sou tia, esposa, cunhada, nora, prima, etc., quando dantes era só filha, neta, irmã, prima. Nestes últimos anos também tive a sorte de ganhar mais amigos. No meio de todas estas coisas, tenho de dizer que também as mudanças na vida das outras pessoas me afectam. Sou tia porque o meu irmão e a minha cunhada (casal pensalinho) tiveram o Serginho, portanto a mudança da vida deles é que afecta a minha vida, para melhor claro.

E quando as mudanças dos outros nos deixam infelizes? A verdade é que pode acontecer. Se algum amigo nosso tiver um acidente ou alguém da família adoecer é uma mudança que nos afecta, às vezes duramente. Se algum amigo nosso sofre por algum motivo afecta, também. Se alguém fizer uma escolha que nos pareça claramente errada também nos afecta. A mudança é muito complicada. O mundo está a sempre a mudar, e muitos dos acontecimentos fogem completamente ao nosso controlo. Mas há outros que, embora nos pareçam longínquos e inacessíveis, são aceitavelmente controláveis.

Lembro-me bem de uma série, penso que se chamava «O homem que não queria ser anjo», cujo protagonista era tão boa pessoa que lhe cresciam umas asas de anjo, enormes, atrás das costas. Confrontado com essa mudança, e infeliz por não poder ser um «ser humano vulgar», o homem começa a praticar más acções, repetidamente, e a medir a significativa diminuição das asas, mas cada vez que exerce a sua natureza mais profunda, a bondade, as asas crescem-lhe e ele reclama, vezes sem conta a Deus, que só quer ser «normal, uma pessoa comum». Penso que esta metáfora ilustra bem quem somos ou quem talvez sejamos, porque infelizmente não tenho certezas sobre nada, nesta vida. Creio que a maior parte de nós possui asas mas não as usa, faz o contrário, procura diminuir o seu tamanho, e, pior ainda, ganhar uns chifrezinhos, pactuando com a maldade, a ganância, a inveja, a imbecilidade dos outros.

Bem, o princípio de que, lá bem no fundo, todos nós somos bonzinhos, isso eu não concordo, mas mesmo nada. Concordo, isso sim, que todos estejamos cá por uma razão, nem que seja esbofetear as outras pessoas e acordá-las do marasmo em que vivem. Eu todos os dias tenho um instinto apurado acerca do que deve ser mudado. Acho que todos temos, se não, não nos queixávamos tanto. Quase todos dizemos «isto funciona mal», mas poucos reclamam a sério, com uma queixa formalizada. Há coisas que estão objectivamente mal – acho eu. Ninguém concorda certamente que as pessoas tenham de gastar um dia para serem atendidas no médico, sobretudo se for urgente. São «sistemas instalados», como nós chamamos, difíceis de mudar. Mas podemos fazer como a Lisa: agarrar e escrever uma queixa no livro de reclamações. Não sabemos se o sistema muda por isso, mas de certeza que fazemos a diferença. Muitos de nós também se aproveitam daquilo que está mal a seu bel-prazer: ai funciona por cunha? Ainda bem, é de aproveitar. Com essa atitude aumentamos a corrupção.

A corrupção é uma coisa terrível, sobretudo porque é pouco transparente, muito dissimulada. Quem é corrupto? No fundo todos nós. A gravidade só depende dos nossos valores morais. Não creio que seja tão grave a minha avó meter uma nota na bata da enfermeira para tratarem bem o meu avô - o que com toda a certeza é feito com boa intenção, mas de princípio está totalmente errado, porque eu era professora e jamais deixaria que me dessem dinheiro para passar um aluno (também não era preciso, visto que estamos num sistema que quase não permite chumbos, mas enfim…), como usarmos a cunha para conseguirmos um lugar que nos estaria vedado por falta de qualificações ou especialização, passando à frente de outras pessoas que as possuem. De facto, somos um país de brandos costumes, porque todos os professores já se deveriam ter reunido e atirado queixa sobre queixa contra o Ministério até este ser derrubado.

Mas esta corrupção nós quase que conseguimos vê-la com os olhos. O pior é a corrupção em que não conseguimos mexer de maneira nenhuma. Não podemos mexer no percurso pessoal de cada pessoa. É difícil dizermos a um drogado que ele está viciado e que tem de largar aquilo. Assim são algumas pessoas. É impossível dizer-lhes «por princípio isso está errado». Qual é o nosso critério, senão a subjectividade? É subjectivo dizermos a alguém que errou na escolha amorosa, ou que não deve continuar um casamento ou um namoro. Como fazer isso? No fundo, se vemos alguém a cair no erro tremendo de estar com uma pessoa mal intencionada, pouco ou nada podemos fazer. Eu digo-me isto todos os dias, e mesmo assim o meu espírito não sossega. Quem raio sou eu, enquanto pessoa, para achar que não posso nem devo mudar nada? Mas quem raio sou eu para me meter na vida dos meus amigos, dar-lhes um abanão e fazê-los certamente chatearem-se comigo, como eu já me chateei com muitos? Por outro lado, chatear será pior do que assistir a uma mentira prolongada no tempo e no espaço, que poderá ter ricochetes também muito dolorosos para nós?

Meus amigos, entra a consciência, essa gaja lixada, que tanto nos faz sofrer. A consciência é o nosso resquício de asinhas de anjo. A falta dela são os nossos cornichos diabólicos. Se tivermos consciência sofremos pelos outros, mas se não a tivermos, conta o nosso umbigo e pouco mais. Se tivermos consciência pedimos desculpa quando nos enganamos e valorizamos as atitudes que os outros têm connosco de boa fé. De igual modo, somos irascíveis com atitudes e posturas incorrectas, que a nós nos pareçam imorais, e tentamos combatê-las. Portanto, podemos ser conscientes e compassivos, mas a intervenção faz parte das nossas obrigações, também. Escrever no livro de reclamações, como fez a Lisa, não ficar calada, como faz sempre a Paula, não é só ser impertinente, é muito mais do que isso: é ter atitude necessária. Reclamar é a primeira parte para sermos cidadãos activos, sem estarmos necessariamente a promover a guerra com as pessoas. Declarar guerra ao sistema instalado e corrupto é um passo na nossa cidadania. Então declarar guerra às imoralidades que fazem aos nossos amigos é parte da nossa humanidade. Na verdade, cabe às pessoas o direito de construírem o seu percurso pessoal de livre vontade, mas o nosso instinto dá muitas vezes um sinal de alerta poderoso, que também se prende com a nossa capacidade de sobrevivência e de defesa pessoal.

Devemos tentar aceitar a mudança, nas nossas vidas e nas dos outros. Mas é difícil, por muito que digamos que estamos cá para aprender. Há inúmeras pessoas que se acham talhadas para as boas oportunidades e nada mais. Para os grandes objectivos. Não percebem que há consequências em tudo aquilo que fazemos, que tudo faz ricochete na vida dos outros, às vezes com uma força inimaginável. As leis da física também subsistem nas emoções, nas paixões, nos desaires, nas palavras.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home