Saturday, May 13, 2006

" O sucesso leva-te onde o carácter não te deixa ir " (Anónimo) e o elogio à amizade franca da Patrícia Patrícia, que fez anos há pouco tempo

A frase não se pode atribuir a ninguém, tanto quanto eu saiba, mas é enigmática quanto baste. Sucesso tem uma semântica muito diferente da sua origem etimológica. Vem do latim «sucessus», e nos seus primórdios significava tão somente conclusão, fim, resolução, ou mesmo parto, nascimento. Hoje em dia, sucesso significa conseguir alguma coisa e ser reconhecido por isso (eu ia dizer um sinónimo, êxito, mas a palavra também tem uma origem etimológica diferente).
O sucesso é uma coisa muito pouco natural, extremamente superficial, quanto a mim. Eu demorei muito a perceber isso. Sempre fui boa aluna e cheguei ao final do meu curso com notas bastante abaixo daquilo que eu considerava o meu nível. Era eu que tinha expectativas altas e estava desfasada da realidade ou não tive sucesso? Depois veio o desemprego. E a seguir a vida que eu menos queria: viver em casa anos e anos e anos a fio. Será que me posso considerar frustrada nas minhas expectativas ou simplesmente uma pessoa com pouco sucesso? Talvez a frase deste anónimo esteja correcta, e eu simplesmente tenha carácter a mais, por isso há patamares que nunca atinjo. Na realidade, se queremos construir uma vida «limpa», sem lamber as botas a ninguém e com alguma sensibilidade para com o próximo, há muitos tipos de sucesso que nos são inacessíveis por inteiro. O sucesso da Paris Hilton, por exemplo. Deve-se a…ninguém sabe. Nasceu rica, é rica, muito parva, e parece não precisar de fazer mais nada. É considerada uma mulher de sucesso.
Na grande maioria dos casos, nem o sucesso advém do carácter nem o carácter advém do sucesso. Evidentemente que há excepções. Há casos em que o sucesso advém do carácter. Mas na maior parte das vezes, o sucesso advém da falta dele. Pelo menos na acepção comum de sucesso. Chegar ao topo parece de génio, mas é mais de lambe-cus do que outra coisa. Quem chega ao topo com a força do seu próprio pulso e luta por causas justas, tarde ou nunca é reconhecido.
Quando andamos na escola, quem é um sucesso? Os miúdos populares, que se vestem dentro dos parâmetros estúpidos da moda, ou que têm amigos igualmente populares, ou namorados/namoradas de sobra. Na escola isso é sucesso. Não é o palermóide de notas altas, nem o menino brilhante de aparelho que toca pífaro genialmente, nem o obeso que engole mais chocolates e pizzas (esse só é popular nos EUA). Hoje em dia, quem são os meus colegas que mais sucesso tiveram na vida? Provavelmente os menos estudiosos. Os outros inscreveram-se no concurso de professores e deram em pessoas esgotadas e depressivas.
Naturalmente que podemos interpretar sucesso de uma forma menos cruel. Sucesso pode ser tão somente sermos reconhecidos como boas pessoas, ou ter amigos, ou superar problemas de forma exemplar. Sucesso pode ser apenas ter inteligência emocional. Não pensem que é fácil. É preciso termos muita consciência do que somos, do que sentimos, saber gerir isso, e entendermos qual é o QE das pessoas que nos rodeiam. Como eu digo sempre, há muita gente convencida que tem grande QE, mas é tão sensível como um calhau. Sucesso pode ser apenas aquilo que faz de nós pessoas inimitáveis, ou dificilmente imitáveis, porque Chico-espertos há muitos, somos sempre passíveis de uma imitação. Mas como diz a Patrícia Patrícia (minha amiga cujo nome se repete na ânsia de lhe repetir qualidades, duplicando-as), só é imitado quem tem valor e gera admiração, em suma, quem tem sucesso. Vejam como as raparigas querem ser a Paris Hilton.
Imitar não revela carácter, quanto a mim. Só inveja (exceptuando o caso da arte, em que imitação pode revelar bom gosto, sofisticação). A inveja é chata para quem sente porque gera a ira, mas também para quem sofre o dito «olho-gordo», porque se sente amordaçado por aquela ira invisível. Quantas pessoas que recebem promoções (vistas sempre pelos outros como fruto de sucesso) não são amaldiçoadas, torturadas, deixadas sozinhas? Quantas amizades não se perdem por isso? A verdade é que uma amizade perdida por causa da inveja é uma amizade pouco sólida, na qual não vale a pena investir. É uma amizade sem carácter, e por isso sem sucesso.
Gosto das amizades como a da Patrícia Patrícia (e até há duas na minha vida, mas a outra é mais conhecida como Patrícia Mânfia). São amizades de carácter e de sucesso, para perdurarem e fazerem das pessoas melhores pessoas. Talvez a amizade espelhe a nossa vida. Talvez os amigos sejam o nosso espelho e nos possamos, com alguma segurança, reflectir nele para sabermos se somos ou não pessoas de sucesso. Sendo assim, se tivermos uma vida em boa companhia, que mais sucesso poderemos desejar? Lição ensinada pela Patrícia Patrícia.

1 Comments:

At 9:31 AM, Blogger Brisa said...

Eu não devia estar a dizer estas coisas, porque não possuo os mesmos conhecimentos que tu em termos da etimologia das palavras. Contudo, no caso do Sucesso, parece-me que se trata de um conceito aplicável no sentido em que se quer, conforme o calibre da pessoa que o utiliza. Há quem diga que essa cabra chamada Paris Hilton é uma mulher de sucesso - porque tem sempre um homem com quem dormir? Porque é capaz de fechar um shopping quando lá quer ir às compras descansada? Porque há-de levar um dia inteiro a preparar-se - nos SPA's, ginásios e o raio que a parta - para as festas que habitualmente frequenta durante todas as noites? Isto é sucesso na vida? Para quem tem como único objectivo viver no vácuo, sem dúvida! Mais bem sucedida na vida és tu - apesar de ainda vivendo na casa dos pais, ter instabilidade profissional e financeira. Podes dizer com orgulho que possuis verdadeiros amigos (quem iria ser teu amigo por interesse, se és "pobre"???). E és fiel aos teus princípios (porque os tens, obviamente!), amas com coerência e és verdadeiramente amada! Bom, infelizmente vais ter de continuar a fazer compras no chinês e a ficar escandalizada com os preços dos bouquets de noiva, enquanto a "outra" nem deve saber o que é dinheiro vivo ou o amor verdadeiro!!!!

 

Post a Comment

<< Home