Thursday, September 20, 2007


Os meus porquês


Porque é que, em pleno século XXI…

…nos centros comerciais e sítios afins, ainda há homens a entrarem na casa-de-banho das senhoras com a desculpa «dá na mesma, é igual»?

…ainda há homens a atirarem piropos às senhoras com a sensação de estarem a dizer uma verdade absoluta: «ó tu, que és muita linda, olha para cá!», «dava umas voltas contigo dava!»?

…ainda se escarra na rua como se nada fosse?

…ainda há mães convencidas de que os filhos são propriedade sua e que as noras são as cabras que os roubam de casa e lhes dão cérebro para serem autónomos?

…há pessoas cuja única função no mundo é mandarem bocas foleiras e generalizantes, de preferência aos gritos?

…o apito dos automóveis se transformou numa espécie de linguagem alternativa do seu humano?

…os peões continuam a achar que são sempre visíveis e imortais, mesmo que passem pelo meio dos carros em andamento?

…a Ministra da Educação continua a mandar números fabulosos no plano da Educação, dizendo barbaridades como «cada vez há mais licenciados no país»? E licenciados-desempregados? E pessoal saído de cursos-fantasmas a escrever portunhol e pretoguês, para quem o conceito de pontuação e ortografia são tão abstractos como as equações de segundo grau?

…se continua a dizer que as pessoas saem tarde de casa «porque estão bem em casa dos pais»? Perguntem isso a quem ficou, como eu, na casa dos pais até quase aos 30 anos.

…continuamos a defender a família como instituição quando quase todas são disfuncionais e prejudiciais ao ser humano?

…achamos que o telemóvel é o centro comunicacional da sociedade? Dantes não o tínhamos e ninguém se queixava.

…continuamos a dizer «sempre foi assim» como uma imposição de Deus Nosso Senhor? Células morrem a todos os segundos e não podemos reclamá-las a Deus: «dá-me as células, eram minhas, a minha pele sempre foi assim». Deus ia morrer de rir…

…depois de tantos anos de esforço continuo a viver num circo? Já nem existem poemas na minha cabeça de tão árida e estupefacta que estou.

…algumas pessoas acham que têm sempre razão e a sua verdade é a absoluta? (esta pergunta é um clássico do grupo de perguntas «é que nem tentes responder!»)

…Deus dá nozes a quem não tem dentes? Quem sabe aproveitar o dinheiro não o tem, e quem não sabe tem de sobra. (outro clássico)

…continuamos a achar que a velhice é sabedoria? Os velhos são parvos e esquecidos, doentes e patéticos. Quanto mais cedo ficamos assim, mais velhos somos, quanto mais tarde, mais nos mantemos joviais.

…muitos acham que podem gostar de toda a gente e toda a gente gostar deles, quando essa façanha nem o Dalai Lama consegue?

…tantas vezes na vida discutir não adianta nada, mas nada mesmo?

…achamos que a morte e as doenças foram feitas só para os outros?

…achamos que a doença serve de desculpa para todos os desatinos?

…achamos que se não estivermos ocupados em todos os segundos/minutos/horas do dia não somos úteis à sociedade?

…continuamos a achar que gritando as pessoas nos ouvem melhor?

…ainda há pessoas que acham de uma elegância absurda dar traques na cara dos outros?

…chove sempre quando dizem que vai estar calor e está calor quando prevêem chuva? (ah, desculpem, esta é da lei de Murphy)

…libertam o O.J. Simpson sob suspeita de assassinato mas prendem-no por assalto e depois por…rapto? Pode ser condenado a prisão perpétua. Não, de certeza que não matou a mulher, não era culpado, não havia provas forjadas nem nada. A desculpa destes últimos feitos é igual à dos feitos anteriores: “ Sou O.J. Simpson, acham que iria cometer um crime quando o mundo inteiro tem os olhos postos em mim? “. A resposta é SIM. Só mostra como às vezes o mundo até consegue ser justo com os pulhas (mas é raro, não tenham muitas esperanças).

…ainda dão a oportunidade à Britney Spears de actuar nos prémios na MTV, mesmo acusada de estar bêbeda e ganzada à frente dos filhos? Foi o que se viu, um zombie drogado a tentar mexer as ancas. A minha avó fazia melhor.

2 Comments:

At 8:12 AM, Blogger paulo said...

Amiga, esta lista está brilhante!

 
At 9:54 AM, Blogger fercris77 said...

Obrigada, Mongo, mas escrevi tal e qual me vinha à cabeça, talvez para a próxima tenha de compilar em temáticas!!

Bjs

 

Post a Comment

<< Home